>>>>>>O número de ouro é um número irracional muito particular. Os gregos atribuíam-lhe propriedades mágicas e usavam-no na construção de seus edifícios, como o Parthenon.
>>>>>>Na arte, este número aparece inúmeras vezes ligado a uma concepção estética, como observamos na Mona lisa de Leonardo da Vinci. Também é encontrado nas formas da natureza, como o Nautilus, uma concha marinha e em fenômenos da biologia como o famoso problema dos coelhos de Fibonacci.
>>>>>>Este trabalho tem como eixo o conceito do número de ouro. A partir daí desenvolve uma proposta de ensino que inclui outros tópicos fundamentais na matemática escolar: noções de medida, razão e estimativa, números irracionais e operações com radicais.
>>>>>>O plano se organiza em três partes: vídeo motivador, fundamentação matemática para o professor, seqüências de atividades didáticas, para a sala de aula.
>>>>>>O vídeo tem origem na série Arte e Matemática, uma co-produção da TV Escola da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e da TV Cultura da Fundação Padre Anchieta (SP), que conquistou o prêmio Dragão de Prata do II Festival Internacional do Filme Científico de Beijin (China).
>>>>>>A seqüência de atividades didáticas está na forma adequada para ser utilizada na sala de aula.
>>>>>>O objetivo maior desta proposta é criar oportunidades para uma aprendizagem significativa, levando para a sala de aula uma seqüência didática diferenciada e atraente.