O número
3.1415926535897932384626433832795028841971693993751...

>>>>>∏  representa a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro.  No Oriente antigo tomava-se frequentemente o número 3 como valor de ∏. Já no papiro de Rhind temos ∏== 3,1604...Porém, a primeira tentativa científica de calcular ∏ parece ter sido a de >>>>>Arquimedes em 240a.C. Esta tentativa foi tão notável que só se criaram métodos novos para o cálculo de ∏ em 150d.C. Por isso, analisaremos com mais cuidado o método de Arquimedes, conhecido como método clássico de cálculo de ∏.
>>>>>Para facilitar os cálculos, suponhamos que se tome um círculo de diâmetro unitário. Então o  comprimento da circunferência do círculo situa-se entre o perímetro de qualquer polígono regular inscrito e a de qualquer polígono regular circunscrito. Uma vez que é uma questão simples calcular os perímetros dos hexágonos regulares inscrito e circunscrito, facilmente se obtêm limites para ∏. Há fórmulas que nos dizem, a partir de um par dado de polígonos regulares inscrito e circunscrito, como se podem obter os perímetros dos polígonos regulares inscrito e circunscrito com o dobro de número de lados.  Com esse raciocínio Arquimedes calculou até a segunda casa decimal. Em A medida de um círculo Arquimedes expõe este método.

Veja aqui mais detalhes sobre este método

>>>>>Vários outros matemáticos encontraram aproximações para , porém, não é o objetivo deste texto citar todas as formas de calculá-lo. O fato mais importante, na tentativa de encontrar qual o valor exato de ∏, foi  ninguém ter encontrado qual é este valor. Isso se deve ao fato de que o número é infinito. Hoje, parece óbvio dizer isso, mas até 1767 ninguém havia conseguido provar tal fato. Quem demonstrou que é irracional foi Johann Heinrich Lambert.
>>>>>O símbolo foi usado primeiramente pelos matemáticos ingleses William Oughtred, Isaac Barrow e David Gregory para designar a cinrcunferência de um círculo. O primeiro a usar esse símbolo para a razão entre a circunferência e o diâmetro foi o escritor inglês William Jones, numa publicação de 1706. Porém, o símbolo só encontrou aceitação geral depois que Euler o adotou em 1737.
Atualmente, já são conhecidas mais de 1 milhão e trezentas mil casas de .

     

     

 

 

 

=